Light ou Diet?


Uma dúvida comum na hora das compras é:

o que é melhor? Light ou Diet?

A dica de hoje é justamente para esclarecer a diferença entre esses tipos de alimentos, e orientar em que casos devemos usá-los.

De acordo com a legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento LIGHT é aquele que apresenta uma redução de pelo menos 25% de caloria ou algum nutriente, como carboidrato ou gordura, e normalmente é mais adequado para quem quer se alimentar de forma mais saudável. Já o DIET é totalmente isento de algum nutriente, como açúcar ou lactose, e por isso é normalmente utilizado em dietas especiais (diabetes e intolerâncias).

Exemplificando:

- um Queijo Light tem redução da quantidade de gorduras e de calorias, e um Queijo Diet é livre de Lactose (zero Lactose, para intolerantes);

- um Biscoito, Bolo ou Cereal Light tem redução na quantidade de açúcar e de calorias, e um Biscoito Diet é completamente sem açúcar (específico para diabéticos), e nem sempre tem menos calorias, pois a indústria comumente aumenta a quantidade de gordura, para dar mais textura e sabor.

Ou seja, se você tem intolerância a Lactose, deve usar os alimentos Diet sem Lactose (Lacfree/zero Lactose); se é diabético, deve usar alimentos Diet sem Açúcar; e, se deseja diminuir a gordura, o açúcar ou a caloria da dieta, os alimentos Light são ótimas opções!

Espero que essas informações facilitem sua próxima ida às compras!

#alimentação #saudável #dicadanutri #vidaleve

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Confira nossas redes sociais

  • Facebook Dra. Camila Lima
  • Youtube Clube Inspirar
  • Instagram Dra. Camila Lima

Pátio Dom Luís, Inspirar

(Av. Dom Luís, 1200, sala 601, Torre I)

WhatsApp: 85 99705 2282

E receba dicas de bem-estar e saúde