top of page

Dor muscular x Acupuntura


VOCÊ SABE QUE É PONTO-GATILHO?

O ponto-gatilho refere-se a uma pequena área bem delimitada, extremamente sensível ao toque, localizada nos músculos. A dor que emana desses pontos está presente em uma área específica do corpo, como a região lombar ou cervical (pescoço), e pode ser intensa e persistente, mesmo com exames laboratoriais e de imagem dentro da normalidade.

 

CAUSAS PRINCIPAIS

A principal causa da síndrome da dor miofascial* (SDM) é a sobrecarga do músculo afetado, que pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo, através de movimentos repetitivos no trabalho, estresse emocional, postura inadequada, trauma e distensão muscular.

*mio = músculo; fascia = tecido que envolve os músculos

 

LOCALIZAÇÃO DA DOR

Cada músculo do corpo possui um padrão específico e individual de manifestação da dor induzida por um ponto-gatilho. Essa dor pode surgir em torno do ponto sensível ou irradiar para outras regiões, como um ponto-gatilho no pescoço, irradiando dor ao longo do braço.

 

ACUPUNTURA NA SDM

Uma das principais indicações da acupuntura, no tratamento de dor, é o alívio dos pontos-gatilho e da dor miofascial. O procedimento consiste na localização e desativação dos pontos, através da inserção das agulhas de acupuntura. Elas estimulam a produção de substâncias que combatem a dor e relaxam os músculos; e podem ter sua ação potencializada, através da eletroacupuntura. Além de desativar o ponto em si, a acupuntura alivia o estresse emocional e promove bem-estar geral.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page