top of page

Light ou Diet?


Uma dúvida comum na hora das compras é:

o que é melhor? Light ou Diet?

A dica de hoje é justamente para esclarecer a diferença entre esses tipos de alimentos, e orientar em que casos devemos usá-los.

De acordo com a legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento LIGHT é aquele que apresenta uma redução de pelo menos 25% de caloria ou algum nutriente, como carboidrato ou gordura, e normalmente é mais adequado para quem quer se alimentar de forma mais saudável. Já o DIET é totalmente isento de algum nutriente, como açúcar ou lactose, e por isso é normalmente utilizado em dietas especiais (diabetes e intolerâncias).

 

Exemplificando:

- um Queijo Light tem redução da quantidade de gorduras e de calorias, e um Queijo Diet é livre de Lactose (zero Lactose, para intolerantes);

- um Biscoito, Bolo ou Cereal Light tem redução na quantidade de açúcar e de calorias, e um Biscoito Diet é completamente sem açúcar (específico para diabéticos), e nem sempre tem menos calorias, pois a indústria comumente aumenta a quantidade de gordura, para dar mais textura e sabor.

Ou seja, se você tem intolerância a Lactose, deve usar os alimentos Diet sem Lactose (Lacfree/zero Lactose); se é diabético, deve usar alimentos Diet sem Açúcar; e, se deseja diminuir a gordura, o açúcar ou a caloria da dieta, os alimentos Light são ótimas opções!

Espero que essas informações facilitem sua próxima ida às compras!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page