Light ou Diet?

October 3, 2016

 

 

 

 

Uma dúvida comum na hora das compras é:

o que é melhor? Light ou Diet?

A dica de hoje é justamente para esclarecer a diferença entre esses tipos de alimentos, e orientar em que casos devemos usá-los.

 

De acordo com a legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento LIGHT é aquele que apresenta uma redução de pelo menos 25% de caloria ou algum nutriente, como carboidrato ou gordura, e normalmente é mais adequado para quem quer se alimentar de forma mais saudável. Já o DIET é totalmente isento de algum nutriente, como açúcar ou lactose, e por isso é normalmente utilizado em dietas especiais (diabetes e intolerâncias).

 

 

 

 

 

 

Exemplificando:

 

- um Queijo Light tem redução da quantidade de gorduras e de calorias, e um Queijo Diet é livre de Lactose (zero Lactose, para intolerantes);

 

- um Biscoito, Bolo ou Cereal Light tem redução na quantidade de açúcar e de calorias, e um Biscoito Diet é completamente sem açúcar (específico para diabéticos), e nem sempre tem menos calorias, pois a indústria comumente aumenta a quantidade de gordura, para dar mais textura e sabor.

 

Ou seja, se você tem intolerância a Lactose, deve usar os alimentos Diet sem Lactose (Lacfree/zero Lactose); se é diabético, deve usar alimentos Diet sem Açúcar; e, se deseja diminuir a gordura, o açúcar ou a caloria da dieta, os alimentos Light são ótimas opções!

 

Espero que essas informações facilitem sua próxima ida às compras!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dica: A maternidade e o encontro com a própria sombra

October 18, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 20, 2018

October 1, 2018

September 19, 2018

September 4, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags