top of page

Como reduzir a TPM e os sintomas da menopausa?


A tensão pré-menstrual e a menopausa influenciam muito a qualidade de vida das mulheres.

As cólicas, o desconforto, a ansiedade, a dor nos seios e a fadiga durante os dias de tensão pré-menstrual são resultados das oscilações dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.

Na fase de menopausa, a redução da quantidade de estrogênio no corpo da mulher é responsável pelos calores, pelo aumento do colesterol total e pela redução do colesterol bom, da densidade mineral óssea, da massa muscular e do grau de energia.

Quer saber como amenizar esse desconforto?

CÓLICA E TPM

A atividade física de intensidade moderada e as sessões de alongamento/relaxamento ajudam a reduzir as cólicas e os sintomas de TPM.

As endorfinas liberadas nos treinos, conhecidas como "hormônios do prazer" dão uma sensação de bem-estar generalizado, além de reduzir a percepção de dor.

MENOPAUSA

O treino de força, como musculação, treinamento funcional e pilates, tem o poder de aumentar a densidade mineral óssea, a massa muscular e a ação da insulina.

Dessa forma, a atividade física previne e trata osteoporose, deficiência de massa muscular e diabetes, tão comuns na menopausa, além de aliviar os incômodos calores dessa fase.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

A nutrição também contribui para o alívio desses sintomas: o consumo diário de vegetais, grãos integrais, carnes magras e laticínios desnatados aumenta a sensação de bem-estar geral e auxilia o controle do peso, tão importante para a saúde.

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma opção excelente para equilibrar a produção de hormônios, para aliviar a cólica e a ansiedade, para regular o ciclo menstrual e promover bem-estar. Ela é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, criada mais de quatro mil anos atrás, e atua no organismo, estimulando o equilíbrio físico e mental.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page