Benefícios da acupuntura no tratamento de pacientes com câncer

A acupuntura é extremamente útil para pacientes com câncer, tanto no alívio da dor que a doença pode gerar, como na redução dos efeitos colaterais, que o tratamento de combate ao câncer causa. Nenhum estudo controlado reporta a acupuntura como eficaz no tratamento do câncer em si, ou seja, não se deve substituir o tratamento convencional com cirurgia, radioterapia e quimioterapia pela acupuntura.

Para a dor física, a acupuntura promove um efeito analgésico imediato, semelhante ao efeito da droga codeína. Após 2 meses de tratamento, as técnicas tradicionais da medicina chinesa apresentaram-se mais eficazes que os medicamentos analgésicos ocidentais utilizados a longo prazo.

A eficácia da acupuntura é comparável ao efeito alcançado pela escada analgésica recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o benefício de provocar efeitos colaterais brandos, como sonolência leve, que pode melhorar a qualidade do sono. O ideal é associar a escada analgésica à acupuntura, dessa maneira, uma potencializa o efeito da outra, como mostra um dos estudos aprovados pela OMS, no qual o efeito analgésico foi observado em 50.0% dos pacientes tratados com medicação, em 73.0% do grupo que recebeu acupuntura e em 92.2% do grupo tratado com medicação e acupuntura.

Para a radioterapia e a quimioterapia, a acupuntura é capaz de reduzir significantemente os efeitos adversos no trato gastrointestinal e no sistema nervoso (perda do apetite, náusea, vômito, tontura e fadiga), e também protege o organismo contra a destruição das células sanguíneas, que causa anemia, hemorragia e facilidade para contrair infecções. Segundo a OMS, dados de pesquisas nesta área revelaram a manutenção das células de defesa de pacientes que receberam acupuntura durante o tratamento contra o câncer, enquanto o grupo controle, que não recebeu a acupuntura, apresentou queda na contagem dos leucócitos, trombócitos, células NK (naturral killer) e interleucina-2, que indica comprometimento na produção e na função das células sanguíneas.

Entre as alterações sanguíneas causadas pela radioterapia e pela quimioterapia, a que apresenta melhor resposta à terapia chinesa, nos estudos científicos, é a redução dos glóbulos brancos (leucopenia): as taxas de eficiência, após 9 dias de tratamento, são 38.2% no grupo que recebeu medicamento, 88.4% no grupo tratado com acupuntura e 91.5% no grupo que recebeu moxabustão. A moxa é um bastão inflamável que aquece a área a ser tratada e está ilustrado nesta foto.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@dracamilalima.com ou no número (85) 99705 2282.